ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Os Rumos do Mercado de Trabalho – Estratégias para enfrentar o desemprego

Há muito tempo não se via um quadro tão desolador no mercado de trabalho. A cada mês são divulgados números cada vez piores. O maior problema é que não há ainda uma luz no fim do túnel. Aliás, esse túnel escuro está apenas começando.

O número de postos de trabalho formal (com carteira assinada), assim como a renda do trabalhador está diminuindo drasticamente. A política econômica totalmente equivocada e populista, cobra agora seu preço. E no final, quem paga essa conta são os trabalhadores, principalmente os de menor renda. São os primeiros a perder seus empregos e ainda devem enfrentar a nova regra do Seguro Desemprego, que impedirá muitos de receberem o benefício.

Quais as estratégias para enfrentar a situação? Há como se salvar dos nefastos efeitos do desemprego?

O trabalhador deve tentar manter seu emprego, dedicando-se, aprendendo mais, produzindo melhor. Todavia, nem sempre isso é suficiente, já que há uma possibilidade de que o empregador simplesmente não possa mais arcar com o salário e demais custos. Caso a demissão se concretize, é importante que não se abata e mantenha o ânimo para a busca de nova oportunidade. Não se esconda nessa hora. Conte para seus amigos, parentes e conhecidos, que está desempregado e está em busca de recolocação. Quanto mais gente souber, maior a chance de alguém indicar uma vaga.

Nessa época de mercado de trabalho restrito, devemos lembrar que todo trabalho é digno e que estar empregado é a melhor opção. Caso surja alguma oportunidade, mesmo que não seja aquela desejada, esse trabalho lhe dará alguma remuneração e ainda lhe dará a chance de conhecer mais pessoas e a possibilidade de conquistar uma posição melhor na empresa. Estar empregado ajuda também a ter tranqüilidade para estar preparado para uma oportunidade melhor em outra empresa também.

Fazer bicos ou um pequeno negócio, mesmo que rudimentar, é uma possibilidade de obter alguma renda. Quem sabe esse bico ou esse negócio rudimentar não se transformam em um ótimo negócio?

O que não se pode é lamentar, ou apenas lamentar. Muitas vezes é num período de crise que surgem as grandes oportunidades da vida. É onde aprendemos a fazer coisas que nunca imaginamos, apresentarmos soluções nunca pensadas ou mesmo mudar totalmente o rumo da vida, para melhor.

Além de tudo isso, não se esqueça daquilo que é básico na busca de oportunidade de trabalho, como se preparar adequadamente, planejar, estudar, montar um currículo adequado, ir bem preparado numa entrevista, trajado adequadamente, etc.

2 comentários:

  1. Parabéns ao blog, sempre antenado com as novidades e conjunturas do mercado!

    ResponderExcluir
  2. Estes dias via a história de um profissional de TI que estava num lava rápido, e a conversa é essa mesma, é melhor estar empregado em algo digno, para sustentar a família. Abs Nelson.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário