ANO XVI

ANO XVI - Dezesseis anos informando sobre o mundo do trabalho

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A CONQUISTA DE UM EMPREGO – SER COMPETITIVO

Quando se parte para conquistar uma oportunidade de trabalho deve-se ter em mente alguns pontos fundamentais, que serão determinantes durante um processo seletivo. Deve-se ter em mente ainda, que para obter a desejada vaga, o candidato deve ser competitivo, ou seja, estar preparado e apto para a disputa. Sim, é uma disputa onde o melhor vence. Assim como numa competição esportiva, o atleta ou a equipe melhor preparada (tecnicamente, fisicamente e psicologicamente) vence.

Deste modo, o candidato a uma oportunidade de trabalho tem de se preparar da melhor forma possível, seja na escolaridade, em cursos de qualificação, capacitação e aprimoramento técnico, seja em ter um comportamento adequado pessoal e profissional, seja ainda estar preparado emocionalmente para todas as fases, desde o planejamento até o processo seletivo em si.

Quando falamos em planejamento, estamos dizendo que a busca pelo emprego não é tão simples como parece. Não basta distribuir o currículo. O candidato deve ter claro para si aquilo o que quer, seus objetivos imediatos, o que e como irá apresentar a cada possível empregador nos processos de seleção.

Currículos, por exemplo, devem ser específicos e voltados para cada tipo de trabalho ou empregador aos quais irá se candidatar. (Por isso, em muitos casos, tirar várias cópias do currículo e distribuir a esmo, não trás resultado algum).

Portanto, pense em como ser competitivo e como entrar para ganhar. Nem sempre irá vencer, mas vencerá. O ser competitivo e vencedor, assim o é, pois faz algo diferente dos demais, algo que o coloca um passo a frente.

Devemos entender que ser competitivo, seja em qualquer nível profissional, é determinante para o sucesso. Isso porque o mercado de trabalho é exigente e normalmente há menos vagas do que pessoas em busca de trabalho, o que determina que as melhores vagas serão dos melhores candidatos e as demais serão disputadas pelos “normais” e fatalmente alguns não conseguirão.
   

Portanto, para ser mais competitivo e obter o sucesso almejado, prepare-se, planejando e agindo corretamente. Aprenda, estude e treine. Seja persistente e não desista facilmente. O sucesso é uma soma de virtudes e muito suor.  

"O sucesso, para quem é grande batalhador, apaga o esforço da luta" - PÍNDARO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário